quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Desperdício de oportunidades de inclusão social pelo esporte

A ramificação do tráfico de drogas nos distritos de Bom Jesus do Itabapoana abordado em reportagem recente é um processo que ainda se encontra no início, não há nenhuma célula excluída dessas comunidades que é capaz de dar prosseguimento consolidado a atividade como no caso da prisão de um indivíduo de Mutum por tráfico de drogas, esta fonte de vendas dificilmente será substituída como ocorre nas periferias da sede do município.

Aproveitando que esta mazela social ainda está se ramificando nos distritos, o poder público tem a obrigação de ficar atento a essas mudanças nessas comunidades, é fundamental que o serviço social do governo se alinhe com a polícia civil para trabalharem em conjunto na troca de informação sobre jovens que se iniciam no crime.

Há de se tentar disputar esses jovens com a criminalidade, muitos desses são de boa índole e família e acabam entrando nessa por conta dos devaneios da adolescência, porém se eles mergulharem nesta vida estaremos expostos a geração de criminosos e delinquentes também nos distritos.

E o principal meio de se ocupar o tempo desses jovens sem dúvida que está nas políticas públicas de incentivo ao esporte, todos os distritos e comunidades da zona rural contam ao menos com um campo de futebol oficial, a maioria conta também com quadra de esportes, e não há absolutamente nenhum programa que aproveite esses espaços para inserires esses jovens que estão expostos a criminalidade.

Por outro lado temos que lamentar que os estádios de futebol dos distritos estão entregues ao abandono, a secretaria de esportes não elabora sequer um projeto de reforma e reestrutura desses espaços esportivos para ao menos tentar uma emenda parlamentar, a copa Bom Jesus do Futebol sequer foi realizada em 2014 e com isso os jovens dos distritos estão cada vez mais se interessando pela vida noturna, pela bebida e pelas drogas.

As imagens que ilustram este artigo foram registradas no estádio do Rosal Esporte Clube, palco de grandes exibições no passado glorioso do futebol rosalense, hoje se encontra neste lamentável estado de abandono, um descaso sem precedentes com a própria história da comunidade. 
E esta situação se estende a todos os distritos nos denunciando um grave desperdício de infraestrutura adequada para manter crianças e jovens longe dos caminhos tortuosos da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não parca esta oportunidade!

Total de visitas nesta página