domingo, 9 de novembro de 2014

Santa Isabel | Comunidade deve ficar atenta ao debate orçamentário de 2015

Em fevereiro de 2014 o estivemos em Santa Isabel para entrevistar o novo presidente da Associação de moradores de Santa Isabel, na ocasião ele estava estimulado para assumir os enormes desafios públicos que assolam tal comunidade já demonstrando as pretensões de melhorias que ele planejava.
Passados setes meses depois desta entrevista o Comunidades BJI quer saber se houve avanços na gestão desta nova associação de moradores, e como temos um grupo de Santa Isabel no Facebook, vamos aproveitar esta oportunidade de comunicação nas redes para que vocês, cidadãos desta sempre esquecida comunidade tenham um veículo de comunicação disponível para dar repercussão a todas as deficiências da gestão pública municipal. 
Lembrem-se que estamos no período dos debates sobre a definição do orçamento para o exercício financeiro de 2015 da prefeitura, e o momento é oportuno para que os cidadãos se organizem e relacionem todas as demandas existentes, e não são poucas.

Entrevista com Sebastião Bonifácio, presidente da associação dos moradores de Santa Isabel

Em visita realizada na comunidade de Santa Isabel, tive e oportunidade de entrevistar o senhor Sebastião Bonifácio, atual presidente da associação de moradores desta comunidade. 
E o que me motivou a procura-lo foi para justamente publicar o fundamental papel das associações de moradores para as comunidades. 

Por diversas vezes polemizei neste espaço minha posição contrária ao modelo de gestão distrital praticado em Bom Jesus do Itabapoana há décadas. Tal modelo consiste em anular as ações das associações de moradores através da nomeação do “administrador distrital”, que é um cargo comissionado com nomeação sob responsabilidade do poder executivo municipal. 
Com isso os distritos de BJI ficam com suas gestões atreladas diretamente aos interesses do governo. 

E o que estamos acompanhando é que este modelo de gestão dos distritos não trás resultado prático algum, a não ser o elevado custo da remuneração desses administradores que tem seus cargos constantemente envolvidos em negociações políticas/eleitorais. 
Para se ter uma melhor ideia da situação, o administrador distrital de Santa Isabel é um cidadão de Carabuçu. Como pode um cidadão que reside em Carabuçu dar conta de tantas demandas como as existentes em Santa Isabel?

E na conversa que tive com o senhor Sebastião, ele me relatou que ele teve que praticamente criar uma nova associação de moradores em virtude da antiga associação se encontrar com diversos problemas burocráticos que inviabilizou por completo sua reativação. 
Tal situação é uma realidade em muitos distritos e bairros de Bom Jesus. Ele ainda salienta a colaboração determinante do ex-vereador Samuel Júnior na instituição da nova associação de moradores.


E logo que assumiu a presidência da associação, o senhor Sebastião deu inicio às reivindicações das diversas demandas existentes em sua comunidade protocolando na câmara dois ofícios com requerimentos para calçamento de ruas, além das obras necessárias de saneamento básico para muitos cidadãos de Santa Isabel. 
Ele também está articulando junto ao poder público, e o comércio local de sua comunidade para promover melhorias na praça central da localidade. 

Ele me informou que já conseguiu com os comerciantes locais uma televisão e cinco bancos, faltando apenas o governo disponibilizar a mão de obra para a realização das melhorias, e esta mão de obra ele obteve junto ao executivo com a prefeita se comprometendo em enviar a equipe da prefeitura para a realização dos serviços. 
Para completar as melhorias na praça, ele considera necessário que se realize uma reforma no ponto de ônibus da praça, que está bastante deteriorado podendo apresentar risco devido as muitas infiltrações existentes na cobertura do mesmo.

Ele ainda me revelou que tem um projeto de modificação da antiga raia de malha, que está desativada e atualmente tem servido de abrigo para usuários de entorpecentes. Ele sugere que se remova o muro existente na raia fazendo da antiga raia uma varanda incorporada na praça, haja vista que nesta raia podemos contemplar uma bela paisagem do Rio Itabapoana. 

Ainda sobre a praça, ele observou que tem uma área sem calçamento ao lado da mesma que poderia ser calçada e aproveitada nas atividades de lazer da comunidade.
Ele ainda reivindica a instalação de dois quebra-molas, um na avenida principal que conta somente com um quebra-molas localizado em frente a unidade de saúde, e os veículos que chegam em Santa Isabel pela rodovia RJ 230 sempre passam em alta velocidade. 
Outro quebra-molas reivindicado seria para a rua que liga a praça ao campo do Poeira, em que temos estabelecimentos comerciais, igrejas e um intenso tráfego de pedestres e veículos que também transitam em alta velocidade.

O senhor Sebastião está entusiasmado com o desafio de ser a legítima voz de sua comunidade, e ele está trilhando o caminho correto no cargo que ocupa, pois ele mesmo está oficiando o poder legislativo e o executivo, tudo devidamente documentado. Em outras comunidades que até contam com uma associação de moradores ativa, os presidentes dessas associações não têm o hábito de documentar todas as reivindicações feitas. 

Eles sempre recorrem informalmente aos vereadores, e mesmo que esses levem as demandas para a tribuna da câmara, em muitas ocasiões a reivindicação se perde no meio de tantas outras que chegam até ele.

Também cabe registrar a preciosa colaboração do ex-vereador Samuel Júnior que viabilizou para os moradores de Santa Isabel todo o trâmite burocrático para a criação da nossa associação.  Independente do objetivo que motivou a esta colaboração, ele procurou legitimar a organização social de uma comunidade que sofre com diversas mazelas provenientes do descaso e do oportunismo poder público e de políticos em campanha eleitoral.   

Esperamos que os vereadores que procuram exercer seus mandatos dentro daquilo que se espera deles, se mobilizem para organizar as demais associações de moradores, tanto nos distritos como nos bairros da sede do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não parca esta oportunidade!

Total de visitas nesta página