sábado, 8 de novembro de 2014

Sindicato rural de Bom Jesus do Itabapoana apresenta plano de ações para 2015

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bom Jesus do Itabapoana, Evaldo Valério, se reuniu com diversos pequenos produtores rurais neste sábado (08/11/2014) no distrito de Serrinha. 

O motivo da reunião foi a apresentação do plano de ações elaborado e consolidado para a temporada agrícola de 2015, em uma importante parceria com a FENORTE o Sind-rural/BJI tem realizado ações fundamentais para o desenvolvimento da agricultura familiar em nosso município.

Desde o início de 2014 que a instituição vem realizando ações de campo com seus produtores filiados disponibilizando para os mesmos uma patrulha mecanizada agrícola bem equipada, de maneira que somente neste ano foram mais de cento e cinquenta atendimentos em pequenas propriedades, tanto da parte baixa do município como na região serrana.

Representando o sindicato se fizeram presentes o presidente Evaldo Valério, a diretora Adriana Etiene e o assessor jurídico, doutor Hugo dos Santos, ocasião a qual o presidente anunciou para a partir de março de 2015 estará disponível para os produtores filiados ao sindicato 2.090 horas de retroescavadeira e 1.050 horas de trator com arado, proporcionando atendimento ininterrupto entre os meses de março e novembro.

Outro ponto fundamental para a realidade do pequeno produtor rural de nossa região está na iniciativa ambiental planejada que possibilitará a distribuição de 86.000 mudas de espécies de mata nativa de nossa região, para que os produtores providenciem o reflorestamento no entorno das nascentes de suas propriedades para conter a crise de abastecimento de água que vivemos, que também atinge o pequeno produtor.

No encerramento do pronunciamento sobre o plano de ações 2015, o presidente do sindicato ainda comunicou que a partir de janeiro todos os produtores rurais que não tiverem as escrituras de suas propriedades, o sindicato providenciará toda tramitação necessária para a obtenção da escritura das propriedades, oferecendo inclusive ampla cobertura jurídica para agilizar os processos.

A fundamental importância em regularizar a posse das propriedades dos pequenos produtores está na possibilidade dos mesmos estarem compatíveis com as exigências burocráticas para participarem de diversos programas do governo federal existentes. E com o sindicato tomando frente da parte mais trabalhosa da regularização, os resultados virão em menos tempo do que se espera atualmente.
Também compareceu para prestigiar o evento, o presidente da câmara dos vereadores de Bom Jesus do Itabapoana, vereador Luciano Nunes, que no evento ele na condição de produtor do setor canavieiro apresentou a todos um programa que está sendo executado pela FAPERJ e que é coordenado pelo PESAGRO que consiste em promover o incremento da produção de cana na região.

O programa trabalha na modalidade multiplicadora de mudas de cana-de-açúcar de alta qualidade e com características próprias de adaptação no solo de nossa região.

O critério de contrapartida do produtor que aderir ao programa, está em se comprometer em metade da produção será destinada para o trato do gado, e a outra metade será destinada para um próximo produtor que aderir ao programa. A partir da segunda safra, toda a produção será do proprietário, e a FAPERJ oferece toda assistência técnica necessária.
Esta apresentação do plano de ações para 2015 nos faz constatar que desde 2013 que o sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bom Jesus do Itabapoana vem se fortalecendo e se consolidando na condição de instituição imprescindível no desenvolvimento econômico do município.

- Você produtor rural seja qual porte for de sua propriedade, se ainda não é filiado ao sindicato, filie-se e seja contemplado com os muitos benefícios que esta instituição de classe oferece aos seus filiados.

Telefone: 22 99957 1046 | Evaldo Valério   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não parca esta oportunidade!

Total de visitas nesta página